5 cuidados com empilhadeiras para conservá-las

Empilhadeira em galpão iluminado, destacando cuidados com empilhadeiras.

As empilhadeiras são equipamentos fundamentais para o bom funcionamento de centros logísticos, armazéns, indústrias e comércios que lidam com movimentação de cargas. Para garantir que esses equipamentos operem com eficiência, segurança e por mais tempo, é essencial adotar os cuidados com empilhadeira. Visto que, a negligência com a manutenção e o uso inadequado do equipamento podem resultar em falhas mecânicas, prejuízos operacionais e riscos para os operadores. Pensando nisso, a Rio Brás Empilhadeiras reuniu 5 cuidados com empilhadeira essenciais para conservar seu equipamento e evitar gastos desnecessários. Leia o artigo!

Conheça 5 cuidados com empilhadeiras

1- Faça manutenções preventivas

Um dos principais cuidados com empilhadeiras é a manutenção preventiva, uma prática que ajuda a prolongar a vida útil da empilhadeira. Por esse motivo, ela deve ser feita de forma periódica, conforme as orientações do fabricante e o volume de uso do equipamento.

Nessa manutenção, são verificados itens como freios, pneus, fluídos, sistema hidráulico, bateria, motor, entre outros. Essa inspeção evita o agravamento de problemas que podem se tornar falhas graves e custosas no futuro.

2- Treine os operadores

Um dos fatores que mais contribui para o desgaste da empilhadeira é o uso incorreto do equipamento. Por isso, um dos cuidados com empilhadeiras é garantir que os operadores sejam bem treinados. Para isso, é necessário que eles saibam como conduzir o veículo, respeitando os limites de carga, velocidade e fazendo verificações diárias antes de iniciar o turno.

Além disso, também é fundamental fazer o uso de EPIS, para garantir a saúde física do operador.

3- Faça a limpeza frequente

A limpeza adequada da empilhadeira é outro cuidado importante. Visto que, poeira, resíduos de óleo, sujeira e partículas acumuladas podem danificar peças e comprometer o desempenho da máquina. Logo, é recomendado fazer uma limpeza regular.

4- Fique atento aos sinais de desgaste

Barulhos estranhos, perda de potência, dificuldades de frenagem ou elevação indicam que algo está errado e merecem atenção imediata. Por isso, identificar essas falhas logo no início ajuda a evitar que o problema se agrave e cause prejuízos maiores.

5- Use peças de qualidade

Se for necessário fazer alguma substituição de peças ou reparos mais complexos, sempre opte por peças de qualidade e serviços especializados. Isso garante que o equipamento continue funcionando dentro dos padrões de segurança e desempenho.

A Rio Brás Empilhadeiras é referência no fornecimento de peças, manutenção especializada e soluções completas para empilhadeiras.

A Rio Brás Empilhadeiras é sua escolha ideal!

Cuidar bem da sua empilhadeira é garantir segurança, economia e produtividade na operação. Assim, seguindo esses 5 cuidados com empilhadeira, você evita problemas inesperados e aumenta a durabilidade do equipamento.

Se precisar de peças ou manutenção, conte com a Rio Brás. Somos especialistas no assunto e estamos prontos para atender a sua empresa com qualidade e eficiência.

Entre em contato e mantenha sua empilhadeira sempre em excelente estado!