Mitos e verdades sobre como usar paleteiras elétricas!

Equipe de logística conversa próxima ao equipamento, ilustrando o treinamento de como usar paleteiras elétricas.

As paleteiras são instrumentos simples a primeira vista, mas sua importância em grandes centros logísticos é mais importante do que se imagina. Mesmo sendo muito usada, há muitos erros que colocam em risco o bem físico dos colaboradores e o patrimônio empresarial. O mau uso delas pode acarretar muitas dores de cabeça e conhecer o equipamento é a base para evitar problemas. Por isso, a Rio Brás trouxe alguns mitos e verdades sobre como usar paleteiras elétricas para te ajudar a ter a melhor desempenho. Confira mais!

Como usar paleteiras elétricas: saiba mais!

1- “Paleteiras aguentam mais do que o limite!”

Mito. Um pensamento clássico é achar que o equipamento suporta um peso maior do que o mostrado no manual. Essa prática sobrecarrega o sistema hidráulico e empena o garfo, reduzindo drasticamente a vida útil do equipamento. Por isso, sempre confirme a capacidade indicada e conte o peso do palete.

2- “Escolha trajetos com pisos mais regulares para melhor desempenho”

Verdade. Ao entender como usar paleteira elétrica corretamente, é essencial considerar o tipo de piso. Pisos com rachaduras, desníveis e superfícies muito ásperas aumentam o esforço do operador e aceleram o desgaste das rodas. Por isso, escolha trajetos mais regulares, principalmente para carregar cargas mais pesadas. Assim, é possível garantir a segurança do patrimônio e de quem está operando.

3- “Paleteiras manuais são sempre mais baratas”

Mito. Conforme o tempo e a quantidade de uso, as paleteiras manuais possuem menor tempo de vida útil, o que ocasiona na sua troca rotineira em grandes empresas. Paleteiras elétricas economizam tempo e trabalho humano, o que reduz o custo-benefício da rotina empresarial.

4- “Paleteiras elétricas substituem totalmente as empilhadeiras”

Mito. Embora entender como usar paleteira elétrica ajude na organização do estoque verticalizado, esse equipamento não substitui as empilhadeiras, já que não alcança grandes alturas. Nesse sentido, ambos se complementam para um almoxarifado mais eficiente.

5- “A paleteira certa otimiza todo o fluxo do estoque”

Verdade. A paleteira ideal economiza tempo, espaço e mão de obra. Não é apenas um equipamento, ela influencia produtividade, rotas internas, tempo de separação e até a organização do estoque. Escolher o tipo errado pode criar dores de cabeça no processo.

Paleteira elétrica é com a Rio Brás!

Agora que você sabe como usar paleteiras elétricas no dia a dia da operação logística, não cairá mais nos mitos que acabam confundindo gestores e operadores. Com elas, a operação ganha mais eficiência, menos riscos e resultados muito melhores.

Para ter uma paleteira elétrica de qualidade, conte com a Rio Brás Empilhadeiras. Oferecemos serviços completos em locação, manutenção, e venda de empilhadeiras e paleteiras, com profissionalismo e agilidade.

Entre em contato com a nossa equipe e otimize seu negócio!